terça-feira, 17 de abril de 2012

Quem Se Importa_ por Mara Mourão



Muito boa tarde SeresAudiovisuais, tenho uma surpresinha pra vocês hoje...dia de estreia importante no cenário do cinema nacional, conseguimos uma entrevista com  Mara Mourão diretora do filme Quem Se Importa.  
O filme Quem se importa? fala sobre Empreendedorismo Social. Com uma abordagem bem dinâmica os empreendedores de vários lugares do mundo dão seus depoimentos sobre esse novo seguimento. 

"O filme é simplesmente apaixonante, geralmente quando saio da sala de cinema, rola aquele clima de todo mundo falando dessa ou daquela cena que achou legal. Quando terminei assistir Quem Se Importa?, notei que o publico saiu calado em êxtase pelo que nos foi plantado no decorrer do filme. É um filme que com certeza vai plantar uma sementinha em cada canto do mundo." deh coutinho

NEPSA- Como surgiu a ideia sobre Empreendedorismo Social?  Quais foram os quesitos para a escolha dos projeto que fariam parte do filme? 

MARA MOURÃO: Eu fiz duas comédias, e a reação do público a essas comédias era muito boa, mas sempre ficava no "me diverti muito".  Aí quando eu fiz o Doutores da Alegria a reação ao filme teve outra magnitude. Professores diziam que tinham mudado o jeito de ensinar após a exibição, jovens mudaram o rumo de suas carreiras... Foi um impacto muito grande. Então eu resolvi fazer um espécie de upgrade no Doutores, que é o Quem Se Importa. Nele eu retrato várias organizações  sociais e falo sobre o que é ser um transformador e o filme procura inspirar as pessoas a serem mais pró-ativas. Minha intenção foi poder causar uma transformação nos jovens. É claro que o filme irá atingir a pessoas de todas as idades, mas principalmente os jovens, que precisam de uma causa que não seja somente a ambiental. Eles precisam se mobilizar e lutar por um mundo melhor. 

NEPSA- Visto que existem barreiras enormes no Brasil ainda no que se refere ao cinema nacional, como recursos por exemplo, como você enxerga o mercado de cinema no país? 

MARA MOURÃO: O mercado está crescendo cada vez mais, os mecanismos de captação de recursos funcionam mas não são democráticos. É necessário  ampliar mais as fontes de recursos, dando oportunidade para todos os que tem capacidade comprovada de fazer filmes.  

NEPSA- Quanto tempo foi preciso para a pré produção do filme? Nesse período, você se engajou em algum dos projetos que aparecem no filme ou ainda faz parte? 

MARA MOURÃO: Um dos retratados no filme diz que já virei uma empreendedora social, mas prefiro dizer que sou uma cineasta que quer fazer filmes que tem um impacto social. 

NEPSA- O filme incentiva a mudança a partir dos nossos núcleos, como foi pras pessoas que convivem com você enxergar essa mudanças, eles fazem parte dela?  

MARA MOURÃO: Eu me inspirei com meu próprio filme e acabei abrindo um grupo no facebook que tem como objetivo reunir os moradores do meu bairro em torno de nossas questões comuns. E isso está cada vez mais bacana, as pessoas estão se conhecendo, e isso é muito bom. 

NEPSA- Hoje dia 13 é a estreia o filme vai ser lançado em salas comerciais?! Quais? 

MARA MOURÃO: Reserva Cultural, Av Paulista 900, sala 3 
QUEM SE IMPORTA ? (Exibição Digital, 91’) – 13h50 – 15h35 – 17h20 – 19h10 – 21h00 
*Sábado (14/04) haverá uma sessão de Quem se importa? às 23h00 

NEPSA- A mudança tem que começar de algum lugar, de alguma forma, voce sugere alguma atitude para os ESTRANHOS SERES AUDIOVISUAIS da nossa pagina por onde começar? 

MARA MOURÃO: É o que o Premal diz no filme: "“Não pergunte do que o mundo precisa, pergunte o que te faz sentir vivo, porque o que o mundo precisa é de pessoas que se sintam vivas.” Então, eu acho que, se você encontrar a sua motivação, ninguém vai te impedir. As pessoas vão se juntar a você para mudar o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário